Há um tempo não muito distante, se imaginava o evento apenas como uma comemoração ou algo que somente deveria ser belo. A profissionalização do mercado e os amplos debates sobre a eficiência dessa ferramenta para as empresas trouxe o entendimento de que um evento poderia ir além.

Hoje, percebemos o evento como um canal para informar, encantar e impactar nossos clientes. Podemos dizer que, mais que um instante, o evento deve ser uma experiência. Um movimento sensorial que transporta nosso cliente a outro momento ou lugar, com ingredientes minuciosamente pensados para encantar e criar o desejo. Isso é o que podemos entender como live marketing: uma poderosa ferramenta de comunicação que impacta, leva a pensar e automaticamente a consumir, desejar e receber a informação.

Inovação e objetivos claros trazem retornos positivos

Um evento, assim como qualquer tipo de comunicação, deve ter os objetivos claros. É preciso saber o que queremos falar e para quem. A mensagem deve chegar ao cliente de forma direta. Ele deve ser  impactado no momento em que entra em contato com o que foi preparado.

Em 2016, realizamos uma parceria com o Grupo Fórmula, atendendo a um cliente do setor médico-hospitalar. O trabalho trouxe um desafio: desenvolver uma experiência para os participantes de duas feiras importantes deste mercado, em um projeto que trouxesse um conceito de modernidade, tecnologia e, acima de tudo, inovação.

Criamos um estande inspirado em Niemayer, com formas clássicas e uma roupagem contemporânea e futurista. E o resultado não poderia ser melhor: o cliente passou a receber uma série de comentários dos visitantes, que afirmavam ser aquele o espaço mais diferenciado da feira. Uma resposta ainda mais relevante se consideramos que o local reunia 100 estandes, com empresas maiores do que a que representávamos e, mesmo assim, nosso espaço era o mais fotografado e comentado.

O segredo para o sucesso deste job foi apostar no que é fundamental em qualquer evento: criar projetos inusitados e impactantes, mas com uma informação clara e um objetivo direto.

Alisson Barcelos é diretor comercial e especialista em eventos corporativos sociais na empresa Alisson Barcelos.

Share This